HERE BE DRAGONS

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Mais uma em defesa da exclusão digital

Para os que vivem me criticando por eu combater a tal "inclusão digital", aí vai mais um exemplo, entre tantos que abundam na Internê dos ricos.

Estava eu num supermercado de São Paulo (tá, admito, era o Extra da Brigadeiro) e notei que eles já estão vendendo Macs, sejam MacBooks, sejam iMacs (não vi o Mini por lá) em trocentas vezes, para o povão.

Pode parecer legal, né? Já era hora, né? Continue lendo.

Eu estava mexendo num iMac quando alguém do povão veio e me perguntou (ou melhor, disparou):

" Nossa, que bonito branquinho assim né?
Mas parece meio vagabundo. E essa marca aí eu não conheço.
Essa maçã aí."

Eu já estava até formatando mentalmente a postagem aqui no blog quando ele arrematou:

" Mas ele roda Linúcz, né?
é diferente do Uíndos que é melhor.
Dá pra instalar Uíndos nele?
Senão, não presta.
Meu primo falou que não funciona uebi cã com Línucz"

Ele começou a falar que o primo dele comprou um computador Kennex com Linux mas chamou um mano chegado pra instalar o Windows pirata e tal, mas eu saí de perto.

Ninguém é obrigado a saber nada de nada, mas um pouco de prudência e senso de ridículo não fazem mal, qualquer que seja a renda mensal - e MESMO que essa renda venha do Bolsa Família.

3 comentários:

Anônimo disse...

Inclusão digital = "conceito" (pseudo) politicamente correto para conquistar dos governos políticas para a abertura de novos mercados consumidores de tecnologias digitais. Até existem projetos interessantes de inclusão a partir das tecnologias digitais. No caso, estas tecnologias são apenas instrumentos para outras finalidades. Mas estes projetos são tão tímidos quando comparados ao projeto de "inclusão ao consumo de produtos digitais"!!!

Conforme-se(!?), Sir Darth! Estes são os tempos em que deixamos de ser cidadãos-políticos para nos tornarmos cidadãos-consumidores.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mas esse é um retrato da realidade desse país. Pro usuário, tudo é muito fácil, paga R$ 1.000 num Kennex depois compra por dez reais o XP pirata no camelô mais próximo. Fabricantes só querem vender, pouco se lixando para quem vai usar o PC deles. E as distrubuições do Linux que vem nesses PCs são horríveis.
E Mac é uma bosta, falo isso porque já tive. Caro, a manutenção é mais cara ainda, e se você não tiver dinheiro para bancar os softwares, vai ter que se contentar com meia-dúzia de shares e freewares horrorosos. Só presta mesmo para quem mexe com vídeo e editoração.
E agora apareceu uma estranha mania de jogar o Windows por cima do MacOS, só porque ele instala perfeitamente como se fosse um PC. Pra que comprar Mac então?...