HERE BE DRAGONS

terça-feira, dezembro 11, 2007

Microsoft, desesperada, cria tutorial de vendas para empurrar Vistas


Em um post anterior, eu prometi analisar por que o Windows Vista demorou tanto a sair. Infelizmente, fiquei afastado e não pude. Falha minha. Malditos rebeldes.

Mais de ano se passou, o Windows Vista foi lançado, já está perto de receber o Service Pack 1 e tudo o que pescamos aqui e ali são relatos contraditórios e pouco embasados a respeito de sua estabilidade, de sua qualidade e de sua adoção pelo público. Para alguns as vendas vão bem, obrigado, e demonstram essa certeza com uma enxurrada de números. Para outras vozes, o Vista vai mal, não vende, encalhou e a Microsoft deveria abandoná-lo, passando para o próximo da lista, o Windows 7 (o Vista é o Windows versão 6). O Gartner Group, por exemplo, recomenda ignorar o Vista até 2008. Claro, 2008 já está aí, mas se você contar que o Vista foi lançado em 2007 e a recomendação do Gartner é de 2005... A própria Microsoft, atendendo aos berros do mercado, capitulou e permitiu downgrades do Vista para o XP.

As notícias desmentindo o sucesso do Vista são perturbadoras, já que:
Talvez a Microsoft se defenda dizendo que essas pessoas são apenas uma "minoria barulhenta", embora 90% das empresas britânicas não me pareçam exatamente uma minoria, pelo menos dentro do Reino Unido...

Enfim, para quem não tem acesso a informações de bastidores, e por mais que muitos desejem, não dá pra dizer com certeza se a coisa vende mesmo ou não sem fazer uma auditoria, e isso é coisa que não se pode obrigar a Microsoft a fazer. Mesmo análises baseadas em índices de mercado podem não ser conclusivas. Só o que podemos fazer é esperar o término do ano fiscal em julho de 2008 (é, eu também não entendi) e analisar o balanço da empresa. Até lá, não dá pra saber.

Ou melhor, não daria, SE a própria Microsoft não tivesse publicado, em seus próprios sites, um tutorial ensinando como enfiar o Windows Vista goela abaixo dos clientes. Pérolas:
  • Segundo o artigo, o Windows Vista é mais seguro do que "as tecnologias anteriores" e é isso o que deve ser vendido. "Provavelmente a pior dificuldade no tocante à segurança [com respeito às 'tecnologias anteriores'] é a de que os usuários rodam os aplicativos como administradores. Com o Windows Vista isso não é mais o comportamento padrão". (O Unix tem isso desde, humm, deixe-me ver... 1973? O Linux faz isso desde 1991 e é "di grátis".)
  • Pra convencer o cara do TI, basta dizer que o prejuízo causado por vírus e hackers é maior que o custo do upgrade. Arrã...
  • Há alguns anos, a Microsoft nos enfiou o XP goela abaixo porque ele era seguro. Muito seguro. Absurdamente seguro. Você nunca viu um software tão seguro. Agora eles vêm aqui e querem vender Vistas porque o XP... não é seguro? PÔ, DÁ UM TEMPO!
  • Ah, sim, o Vista não é só mais seguro que o XP. Segundo a Microsoft, também é mais barato de se manter. Crêndiospadre.
  • Essa é a mais fina: "Outro desafio é o fato do SO precisar de muito mais RAM. Por isso, o TI dos clientes tem que convencer seus chefes a gastar dinheiro nisso". Deixa ver se eu entendi: o vendedor Microsoft tem que convencer o cliente a substituir o XP, que funciona e quase não dá pau, pelo Vista. Pra isso tem que gastar dinheiro. Além disso, as máquinas que ele tem não servem e precisam de upgrade - mais dinheiro. Ou isso, ou não gastar dinheiro algum e continuar com o XP, que faz o serviço sem reclamar. Hmmmmmmmmmmm...
  • Mais embaixo, outra bem doída: "então, como convencer a direção [da empresa cliente] a comprar novas máquinas, mais RAM e o SO mais atual, se o que eles têm hoje funciona sem problemas?" OMG, nesse parágrafo eles estão admitindo publicamente que os clientes não precisam do Vista e estão melhor servidos com o XP. Gisuis.
  • O pior é a frase seguinte: "[convença-os] de que eles terão que migrar de qualquer jeito, para não ficar pra trás em relação aos concorrentes". TRADUÇÂO: migre agora ou vai sentir vergonha e inveja dos seus concorrentes, porque eles vão dançar na sua frente e cantar 'eu tenhoooo, você não te-eeem'. Vírgissanta!
Acho que eu não preciso comentar mais. As palavras da própria Microsoft, nesse artigo, falam por mim. Nem precisei falar dos defeitos do Vista, que pululam, uma vez que o artigo oficial já é vergonhoso o suficiente. Eu vou dormir, estou enojado.

Gente, eu não inventei nada disso não. Tá tudo lá, online, pra qualquer um ver.


Nota de rodapé: Linuxistas, parem de comemorar. Quem está fugindo do Vista não está migrando pra Linux. Está ou voltando pro XP ou correndo para os braços de um Mac, que nunca, nunca, NUNCA esteve tão barato como agora. Um Mac Mini sai por menos de dois paus, quase o preço de um PC mequetrefe, e é uma máquina de respeito.

PS: Viram? Não falei nenhum palavrão. Satisfeitos?

Update: obrigado à Fabiane Lima do Meio Bit por este presente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esses argumentos da Microsoft a favor do Vista me lembram aquelas pessoas que falam de uma coisa que fizeram e já vão se justificando sem ninguém perguntar, porque sabem que fizeram bobagem.
Ou o cachorro que se esconde assim que o dono chega em casa, porque fez xixi no sofá...

Anônimo disse...

A chatice do XP é que toda hora ele "expande a memória virtual" (segundo ele mesmo), e vive dando "pau" no Internet Explorer, que, de vez em quando, fecha em função de erros em alguns arquivos (cujas extensões não me lembro).

Eu também não sei quais "paus" dão o Linux, então acabo me conformando com o Rwindows, pois fico com medo de, além de ter que navegar por mares nunca dantes navegados, ainda tem que encarar uma tormenta.

Anônimo disse...

Por essas e outras,que continuo com windows xp professional!!
não vou trocar tão cedo pelo vista!!
e pelo que vejo o vista não vai vingar!!
abraço